Dicas: 🎨 6 atividades divertidas e pedagógicas para fazer com seu filho

Toda criança tem muuuita energia e isso não é à toa! A fase de desenvolvimento infantil requer muita energia, afinal, eles estão aprendendo sobre tudo o tempo todo.  

Brincar não é apenas um passatempo para as crianças. No jogo, as crianças são incentivadas a desenvolver suas várias habilidades. Por isso é tão importante envolvê-los em atividades que os inspirem, que tragam aprendizados e desenvolvimento cognitivo para os pequenos.

E quando o brincar é feito em família, ele contribui muito para o desenvolvimento da criança, especialmente no desenvolvimento social e emocional. Isso porque o vínculo afetivo será fortalecido, ocorrerá a promoção da cumplicidade e companheirismo entre vocês. Além de levar à autoconfiança e ao autoconhecimento. 

Entretanto, essas atividades precisam ser dinâmicas e curtas, pois eles não conseguem ficar presos por horas em uma mesma atividade.  A cada 10 minutos mais ou menos é importante que você troque a atividade que está sendo feita, pois após esse período, pode ser que seu pequeno comece a correr pela casa, a subir no lustre e a rabiscar as paredes! rs 

Isso acontece porque a criança se sentirá cansada em permanecer na mesma atividade por taaanto tempo! E é por este motivo que as escolas se planejam de maneira a sempre ter atividades intensas, que exijam atenção e estimulem o desenvolvimento de maneira perspicaz. 

 Sabemos que nem sempre os pais têm criatividade e conhecimento no assunto para criar muitas atividades. Por conta disso, decidimos trazer algumas dicas de atividades aqui para você! 😉

1 - Brincadeiras com roupas

A primeira sugestão com esse tipo de brincadeira é ter um calendário e combinar “esta semana usaremos roupas azuis na segunda-feira”, na “sexta-feira é o dia de usarmos verde”. 

A segunda sugestão é fazer brincadeiras como: “Vamos ver quantas camisas você consegue usar no máximo?”. O guarda-roupa vai ficar bagunçado, mas a diversão é garantida.

No primeiro tipo de atividade você vai estar trabalhar o conceito de cores com o seu pequeno. No segundo exemplo, você trabalhará quantificação (Contar até 10, 20 etc.)

2 - Massinha

Fazer figuras com massa de modelar contribui para o relaxamento das crianças quando estão muito inquietas, pois elas passam a se concentrar e a prestar a atenção aos tamanhos e proporções do que estão modelando. Contribuindo para o desenvolvimento da concentração e criatividade dos pequenos.

Além disso, permite que as crianças desenvolvam a coordenação motora fina, visto que exercitam suas mãos e dedo. Amassar, separar, e depois juntar a massinha, são movimentos que colaboram com o aprendizado da escrita, propiciando uma facilidade no momento de usar os lápis e fazer o traçado das letras. 

A massinha é moldável e, como resultado, pode se transformar em qualquer coisa que a criança quiser. Possibilitando que a criança expresse uma ampla variedade de emoções. 

Certamente, para algumas crianças o processo de identificação das cores é um pouco difícil, brincar com a massa de modelar é uma atividade ideal para elas conhecerem os diferentes tons, como os primários: azul, vermelho e amarelo. Além disso, a manipulação desse material permite que elas juntem, separem e montem novamente, compreendendo a diferença de tamanhos.

Caso você tenha interesse, temos uma receita de massinha caseira bem fácil, onde além de brincar, ele vai poder fazer a própria massinha! Para fazer o download dessa receita, insira o seu e-mail abaixo:

3 - Fazer bolo

As crianças amam! Você pode deixá-los mexerem a massa, colocarem os ingredientes e até quebrarem os ovos. Pode apostar, os bolos sairão deliciosos! Além do bolo, a pizza caseira também é uma boa pedida! 🍕

Chamar as crianças para a cozinha ajuda a fortalecer a relação família. Além disso, desenvolverá a coordenação motora, pois aos poucos, ela começará a desenvolver a coordenação motora necessária para quebrar um ovo sem derrubá-lo fora da vasilha e e a descascar alimentos sem grandes dificuldades.

Ao se envolver nas tarefas da cozinha, a criança aprende como funciona o trabalho em equipe, tornando-a mais cooperativa. Aprenderá também que para cozinhar é necessário muita organização e paciência, habilidades indispensáveis para muitos outros momentos da vida.

E por último, mas não menos importante! Ao cozinharem, as crianças têm contato com novos alimentos e texturas, o que pode ajudar a quebrar a barreira que algumas delas têm com ingredientes desconhecidos, favorecendo o consumo dos mesmos.

Caso você tenha interesse, temos uma receita de mini pizza e de bolo super fáceis e que dá para fazer tranquilamente junto com o seu pequeno. Para fazer o download dessas receitas, insira o seu e-mail abaixo:

4 - Ouçam juntos uma história contada por um astronauta que está no espaço!

As crianças, de qualquer idade, simplesmente AMAM histórias e livros. A nossa dica é o site Storytime from Space. Neste site, astronautas reais leem histórias para as crianças do espaço. 

Sugerimos que depois da história vocês conversem sobre o sistema solar e os planetas. As histórias são em inglês, mas o cérebro dos pequenos é uma esponja, quanto mais cedo eles tiverem contato com o idioma, mais facilidade terão em aprendê-lo! Ah, mas será que ele vai entender? Você realmente acha que ele, sendo tão pequeno, realmente entende tudo que você fala quando você conta uma história para ele em português? Pensa nisso, faz o teste e depois conta pra gente! 

5 - Quebra-cabeças

Grandes aliados no desenvolvimento cognitivo do seu filho. O quebra-cabeça ajuda a estimular a aprendizagem, desenvolver pensamento lógico e atenção, coordenação motora, paciência e memória.

Além disso, ajuda a desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar

Ao começar a montar o quebra-cabeça o seu filho pode ter um pouco de dificuldade e, por isso, é legal que você dê dicas que facilitarão a montagem. Como: “Você já tentou girar a peça?” ou “Onde será que está o corpinho dele?”.  Depois deixe ele tentar de novo, mas agora com menos dicas.

Para crianças de 0 a 3 anos os mais indicados são os quebra-cabeças em forma de brinquedos grandes, preferencialmente de encaixar a peça em uma forma em que geralmente já existe um desenho, formato ou cor para ajuda-las a entender onde encaixar cada peça. Seguem alguns exemplos abaixo:

Lembrando que as peças SEMPRE precisam ser GRANDES! Pois nessa idade, além de eles não terem coordenação motora para pegarem itens pequenos, eles tendem a colocar tudo que veem na boca.

A partir dos dois anos, você já pode começar a tentar inserir quebra-cabeças com 2 a 12 peças, com peças grandes, resistentes e com imagens que facilitem o entendimento do desenho que será montado.

Para crianças de 3 a 5 anos o ideal é que as peças continuem sendo grandes. Entretanto, com um pouco mais de detalhes, de cores na imagem e uma quantidade maior de peças: entre 12 e 50 peças.

E essa é a lógica, conforme forem crescendo a quantidade de peças vai aumentando e o tamanho e detalhamento vão diminuindo:

  • 6 e 7 anos: 100 a 200 peças;
  • 7 e 8 anos: 200 peças
  • 8, 9 e 10 anos: 300 peças;
  • maior que 12 anos:  500 peças ou mais.

6 - Piquenique

O cotidiano da maioria das famílias é corrido, e muitas vezes isso é usado como desculpa pra passa o final de semana inteirinho dentro de casa na frente da televisão, ou na Internet. No entanto, crianças precisam de atividades ao ar livre, pois ao ar livre é possível proporcionar experiências ricas tanto para o conhecimento de mundo como para a formação pessoal e social. 

Complementando, o contato com o Sol ajuda na produção da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio, que forma ossos e dentes. 

O que acha de um piquenique?

Fazer piquenique é uma ótima oportunidade para deixar toda a família reunida de uma forma agradável e divertida. Seja em um parque ou até mesmo em uma praça.

O piquenique estimula a autonomia para o pequeno se alimentar e serve também para ajudar a conhecer alimentos diferentes. Faça uma salada de frutas ou gelatina! Será um ótimo incentivo para provar coisas novas.

Só não esqueça do repelente, pois pode ser que surjam formigas e insetos atraídos pela comida. 🐜

Eai, gostou das dicas? Já fez alguma dessas atividades? Compartilha com a gente aqui embaixo como foi a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A imagem abaixo é um exemplo de preenchimento após o término da semana.

Para baixar a versão em branco é só clicar no botão abaixo

A imagem abaixo é um exemplo de preenchimento após o término da semana.

Para baixar a versão em branco é só clicar no botão abaixo

seta
Planner Rastreador de Hábitos